Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Tem mais de 50 anos? Saiba se deve tomar a vacina contra o sarampo

Postado em 12/09/2019



São Paulo registrou a primeira morte por sarampo em 22 anos. A vacinação é o principal método de combate à doença, que já é considerada em surto no Brasil desde junho. Contudo, dúvidas sobre a imunização têm surgido em cidadãos a partir dos 50 anos.

 

Isso porque o público-alvo das campanhas públicas são pessoas que têm idade entre 6 meses e 49 anos. Mas isso não impede com que gente fora desta faixa etária tome a vacina contra sarampo.

 

O Ministério da Saúde justifica a ação tendo em vista que quem tem idade a partir de 50 anos tomou a dose anteriormente ou até mesmo entrou em contato com a doença durante a vida. Acredita-se que pessoas com esta faixa etária tiveram contato com o vírus nas décadas de 70 e 80, quando a vacina era mais fragilizada.

 

Não há contraindicações para quem tenha mais de 50 anos e queira tomar vacina. A imunização somente é vetada a gestantes e indivíduos que tomam remédios imunossupressores (ou seja, quem apresenta imunodeficiência).

 

- Onde tomar a vacina?

Pessoas com idade a partir de 50 anos devem procurar redes privadas para tomar a vacina contra sarampo. Outra opção é ser incluso em uma ação de bloqueio pontual. Por exemplo, quando um caso é detectado em uma moradia, hospital ou ambiente de trabalho, a vacinação contra sarampo é liberada a todos que frequentam o local.

 

Entretanto, a imunização por bloqueio somente é permitida aos cidadãos com mais de 50 anos que não apresentam a dose na carteira de vacinação. Ou seja, que não se vacinaram anteriormente contra o sarampo.

Ao grupo acima de 50 anos, a incidência de sarampo é 1 caso a cada 100.000 (cem mil) habitantes.

 

A exceção em relação à faixa etária é oferecida a profissionais de saúde. Mesmo que tenham idade a partir dos 50 anos, há a recomendação de que tomem a vacina contra sarampo na rede pública.

 

O ASSIM SAÚDE lhe mantém informado para você cuidar da saúde em todas as fases da vida.